Sons Que Invadem A Alma

29 de abr de 2013

“It's just a spark
But it's enough, to keep me going
And when it's dark out, no one's around
It keeps glowing’’

Musicalmente falando, 2013 tem sido um ano incrível. O que seria de mim durante todo esse hiato de postagens aqui no blog sem os grandes lançamentos musicais das últimas semanas? Pela primeira vez na vida as bandas que mais amo (lê-se Paramore e Avril Lavigne) estão lançando novos projetos... no mesmo ano (e dia!). Coincidências à parte, a música novamente me contagiou e o meu apreço por descobrir novos cantores e artistas revelou-se mais uma vez inconstante no meu cotidiano repleto de livros e exames radiográficos.

O que falar do novo álbum do Paramore? Há muito tempo não ouvia um álbum de rock tão bom. Desde que os irmãos Farro deixaram a banda em 2010, o grupo se reinventou bastante. Prova disso são as 17 novas músicas do álbum. O trecho que inicia esse post é de “Last Hope”, uma das faixas que mais gostei. Me identifiquei muito com ela não apenas por ter uma ótima sonoridade, mas também por apresentar uma letra tão linda. “É apenas uma faísca, mas ela é suficiente para me motivar, e quando está escuro lá fora, ninguém por perto, ela continua brilhando”.

 Neste quarto álbum, Paramore inventou sons, misturou estilos, experimentou e soube aproveitar tudo o que a música pode proporcionar. Do pop divertido como em “Ain’t Fun” (musica com influências de Michael Jackson) ao Rock alternativo já marcado pela banda em “Part II”. O grupo também criou interludes acústicos entre algumas faixas e fez músicas românticas como “Still Into You” (novo single que remete a músicas dos anos 80, incrível!) e "Hate To See Your Heart Break", uma música romântica e diferente das demais, bem calma e simples, com violino no final. Na primeira vez que ouvi o álbum foi difícil decidir quais as melhores músicas pois todas tem um sentimento muito diferente umas das outras. São todas muito boas. Agora, depois de um certo tempo ouvindo, percebi que as músicas que mais gostei são: Fast In My Car, Last Hope, Part II, Daydreaming(One Of those) Crazy GirlsBe Alone, Ain’t Fun e Future. Destaque para esta última juntamente com o instrumental pesado com mais de 6 minutos que fecha com chave de ouro o álbum. “Só pense no futuro, e pense nos seus sonhos, você vai sair daqui, você vai sair eventualmente. Pense numa nova vida e não se perca nas memórias”.

Por outro lado, Avril Lavigne continua carismática e alegre como sempre! Here’s To Never Growing Up ( Um Brinde A Nunca Crescer), seu mais novo single, mostra a Avril que todos nós já conhecemos e que pelo que tudo indica continuaremos a ver, pois como ela mesma fala “nunca irá mudar”. A música é bem alegre e fala sobre ser livre, feliz e jovem. É basicamente um convite a todas as pessoas para celebrarem a juventude e serem felizes sempre, sem preocupações e sem se importarem com o que os outros dizem. Eu gostei muito da música, não apenas por ser da cantora que mais amo, mas por saber que ela nunca perde sua essência, seu jeito único ( e moleca) de ser.

 Avril Lavigne sempre foi muito verdadeira nas suas músicas e dessa vez não foi diferente, ela fez o que estava sentindo, o que veio de dentro dela.  Algo que achei super bacana foi o Lyric Video da música. Em seu facebook, Avril permitiu que os fãs gravassem vídeos e tirassem fotos com suas próprias web cam’s cantando o refrão de Here’s To Never Growing Up e enviassem para sua produção. Ela escolheu várias fotos e vídeos (inclusive de brasileiros) desses fãs e montou o Lyric Video do single. Além de ser uma forma muito legal de interação com o fãs, o vídeo ficou bem criativo, mostrando realmente o sentimento da música. O novo álbum da Avril será  lançado no nosso inverno (verão para o hemisfério norte) e ainda não tem título nem uma data definida, porém promete ser muito bom! Ela também comentou recentemente que fez uma música com o Marilyn Manson ( Bad Girl) e outra chamada “Hello Kitty” que terá trechos em Japonês.  Nenhuma ansiedade né?

Tirando Paramore e Avril, também estou ouvindo artistas que nunca tinha ouvido falar antes e álbuns de bandas que conheço que foram lançados recentemente. Eis então uma lista das músicas que não saem do meu celular há semanas:

1- Florence And The Machine. Sugiro que ouçam “Cosmic Love”, “Only If For A Night”“Dog Days Are Over” e “Strangeness And Charm”Todo mundo sabe que não gosto muito de musica pop comercial, mas me apaixonei por essas da Florence por serem bem diferentes e gostosas de ouvir. Algumas possuem arpa e são lindas, vale a pena conhecer.

2-  Björk.  “All Is Full Of Love” é a melhor de todas (videoclipe perfeito!). A voz da Björk é incrível e não sei como não conhecia seu trabalho antes, apesar de já ter ouvido muitos comentários bons sobre suas músicas.

3- The Strokes. O novo álbum “Comedown Machine” está simplesmente maravilhoso. “All The Time” virou o toque do meu celular.
  
4-  Candy Hearts. É uma banda que a Hayley Williams adora. Ela sempre comentou muito no twitter sobre as músicas e certo dia resolvi ouvir. A banda é ótima! Recomendo “Bad Idea”“Lighter Than The Air”“I Want You” “Anything”. Candy Herts tem tudo para crescer  e ser uma banda muito famosa.

5-  Flyleaf. O terceiro album da banda está incrível, posso até dizer que é um dos melhores, ou talvez, o melhor. Não canso de ouvir “Fire Fire”“New Horizons”“Stand”“Great Love”, “Freedom” e “Broken Wings”O que me deixou muito triste há alguns meses atrás foi a saída da vocalista Lacey da banda. Foi algo muito inesperado e que realmente me deixou muito pra baixo. Apesar do pesares, entendi os motivos dela e gostei da nova vocalista, a Kristen. Esse ano a banda irá se apresentar pela primeira vez aqui no Brasil ,em São Paulo. Eu não irei por diversos motivos, porém está aí a dica pra quem quiser ir. Será um ótimo show!

6-  Poema. “Blue Sweater”“2 Am” e “Safe To Say  são lindas. Conheci a dupla por acaso no youtube e fiquei encantado. Elas são muito talentosas e suas músicas são muito gostosas e agradáveis de ouvir!

7- Blood Red Shoes.  Conheço e acompanho a banda desde 2008. É sem dúvidas uma das bandas de Rock que mais amo. Eles são uma mistura de Grunge e Indie muito bacana. O último álbum “In Time To Voices”, lançado no ano passado é o melhor de todos. Recomendo as faixas “In Time To Voices”, “Cold”“Lost Kids”“The Silence And The Drones”“Night Light”“Slip Into Blue” e “7 years”Não deixem de ouvir os outros álbuns, também são ótimos!

8- The Fire Theft.  Outra banda de rock que conheci através da Hayley Williams. A banda está parada atualmente porém as músicas continuam circulando por aí e fazendo muito sucesso. Gosto muito de “Backwards Blue”, “Houses”, “Heaven”“It’s Over” e "Sinatra"As canções são bem sentimentais e profundas, com guitarras que explodem em refrões perfeitos. Recomendo!

9- Native Roses. É banda do irmão da Cantora inglesa Birdy. Lembram dela? As músicas do Native Roses são viciantes! Não paro de ouvir “Colours”“Out Of The Water”“Jungle Moon Ballad” e “Reconciler’s Hymn”. Eles misturam músicas acústicas com violão e gaita, sem falar dos vocais do Jacob e da Jessica que são perfeitos juntos! Uma ótima banda.

10- The Dø.  Ultimamente tenho ouvido muito as músicas do último álbum do The Dø “Both Ways Open Jaws”, lançado em 2011. Indico as faixas “Dust It Off”“Gonna Be Sick”“The Wicked And The Blind”“Too Insistent” e  “Was It A Dream”Não posso deixar de indicar as minhas músicas preferidas deles: “At Last” e “Song For Lovers” do álbum “Amouthful”. Algumas pessoas dizem que é uma banda Indie, outras dizem que é pop, folk. Eu apenas digo que é uma ótima banda de rock. Vale muito a pena conhecer e se encantar com as músicas :]

(Bônus) 11-   Paramore. A  b-side “Escape Route” do novo álbum, lançada há duas semanas atrás é simplesmente perfeita. Me identifiquei muito com a letra e fiquei me perguntando por qual motivo a banda não a colocou no álbum. Que mancada né? A música é realmente muito interessante!



Espero que no meio tantas bandas e músicas vocês consigam se identificar e gostar de alguma! São músicas que fazem parte do meu cotidiano e que me acompanham há anos durante toda minha adolescência (ou parte dela). Outras conheci recentemente, porém tenho certeza que continuarão comigo durante muito tempo e certamente invadirão a alma toda vez que colocar os fones de ouvido. Bom apreciamento!



-Helio Filho




7 comentários:

  1. Essa lista está simplesmente perfeita amigo! Você sabe que também adoro essas músicas, principalmente BRS! Não é de imaginar que você ouça músicas desse tipo atualmente (tantos lançamentos bons, nem sei por onde começar!) Florence and the Machine realmente me surpreendeu, ouvi essas músicas e até gostei! Ela canta super bem né? Gostei de Candy Hearts, The fire theft e Poema também! Lindo post!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Musicalmente falando, "Paramore" é o melhor álbum que eu já ouvi nos últimos tempos. É impressionante como me agrada em todos os sentidos. Perfeito seria pouco para defini-lo, eu simplesmente ameeei! Minhas faixas favoritas são: Fast In My Car, Daydreaming, Last Hope, Still Into You, Anklebiters, Proof e Hate To See Your Heart Break. Das interludes, Moving On é minha favorita.

    Quanto a Avril, estou realmente muito ansiosa por esta nova fase dela, acredito que ela vai fazer valer a pena e que nos surpreenderá como sempre. rsrs.. Já conversamos um pouco sobre isso e você sabe qual é minha opinião sobre Here's To Never Growing Up, então nem vou falar de novo.

    Sobre sua lista de mais ouvidas atualmente, confesso que não conheço nenhuma música, mas como gosto de novidades, vou procurar ouvir e depois te digo o que eu achei. Certo?

    Parabéns pelo post amigo, ficou sensacional! Muito bom ler algo seu depois de tanto tempo e melhor ainda sendo nossas bandas preferidas o tema. Sua escrita é incrível e eu já estava morrendo de saudades. Obrigada por escrever e sempre fazer valer a pena a gente ler.

    Beijos, te amoo! =)

    ResponderExcluir
  3. Omg! isso é mesmo um novo post??
    Quanto tempo Helinhuw, estava com saudades!


    Ah, falar sobre música é muito bom! Você tem TODA razão, 2013 está sendo perfeito, musicalmente falando. Muitas bandas boas lançando álbuns e ainda estamos no começo do ano!

    O novo álbum do Paramore está sensacional! Eu já era fã da banda antes, agora então, o amor multiplicou! Adorei as músicas, as letras ( de fato "Last Hope" é linda), as melodias, tudo! O amadurecimento deles é notável. Eu gostei de todas as músicas que você curtiu, só acrescento "Still Into You" e "Aklebiters", não paro de ouvir. As interludes são fofas também!

    Também gostei de HTNGU. A Avril Lavigne sempre me surpreende e faz coisas novas, divertidas. Ela é perfeita!! O vídeo ficou mto bom, vc tb enviou alguma ft?
    O 5°álbum promete ser muito bom, vamos esperar!

    ADOREI essa lista! Quanta música legal! Eu não conhecia metade! Amei Poema, Bjork, Candy Hearts, Native Roses, The Do (como é que corta o zero?), The Fire Theft. Perfeitos! Já conhecia a Florence, ela canta demais!! Amo Cosmic Love. Obrigada por compartilhar com a gente todos esses artistas, você tem um ótimo gosto musical Helio!

    Saudades dos seus post! Adorei voltar aqui e ver novamente sua escrita! Não demore para voltar hein..

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  4. I really liked this blog! Great Job!
    Avril and Paramore are amazing and I love Them <3

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amei o post, as dicas, as músicas, as bandas, tudo! Esse blog sempre me surpreendendo. Helio escreva mais vezes, faça mais listinhas dessas por que seus gostos são perfeitos. Não conhecia metade das bandas e to achando todas incríveis! Adorei mesmo!
    Saudades dos seus textos, muito bom te ver novamente. Tava um pouco distante mas voltei!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Quanta banda foda! Bom gosto vc tem Helio :) Eu curti a maioria.
    O novo cd do Paramore tá legal mesmo, já as músicas da avril n tenho curtido muito, espero q o cd novo dela seja melhor e tenha musicas mais parecidas com os antigos álbuns dela. Esse estilo pop n rola!
    Post maneiro!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo