Meu Amadorismo Livre

4 de out de 2012




Há muito tempo não escrevia. Talvez pela junção de tudo que acontece na minha vida ou apenas pelo simples fato de não ter algo suficientemente bom para ser transformado em palavras, acabo ficando distante da escrita.  Detesto ter que ficar longe daqui. É como deixar de visitar uma casa no campo tranquila e ensolarada, com ventos e vários amigos te esperando. Por mais metafórico que seja, é assim que me sinto.  Entretanto, aprendi com o tempo a esperar pelos sentimentos que invadem a alma no momento certo. Não quero escrever por escrever. Quero escrever quando de fato algo for verdadeiro e me faça sentir a necessidade de compartilhar aqui –com vocês –minhas palavras.

Sei que pode demorar. Mas a demora às vezes pode ser um bom refúgio e uma ótima forma de absorver ideias. É só uma questão de ter meu próprio tempo de ter pensamentos e ideias sinceras, para que assim eu possa escrever de forma natural, sem a necessidade constante de formular algo como obrigação. Não sou nenhum escritor e nem tenho pretensão nenhuma a ser um, apenas quero levar o meu hobby da melhor forma possível, como uma verdadeira arte em que precisamos ter inspiração, honestidade e tempo de elaboração, sem deixar que o blog caia nos tantos clichês que existem por aí e se torne algo que ele não é.

Estou em um uma fase nova de intensas decisões, escolhas, aprendizagem e crescimento. Uma fase muito complicada em que o mais importante pra mim agora é realmente atingir meus novos objetivos e perceber o que de fato me faz bem e isso – convenhamos, exige muito mais de mim do que eu imaginava. Eu tive um longo período de novas experiências na minha antiga universidade (e no antigo curso que tranquei) e agora tenho que lutar por novas, completamente diferentes nos novos cursos que quero fazer. Resumindo: o tempo que sobra para mim e para o que gosto de fazer se reduz a insignificantes horas (que nem sempre são suficientes para a criatividade aflorar e um texto novo surgir).

Já dizia Stanislavski que a criatividade, é antes de tudo, a completa concentração de toda natureza de um ator. Creio que a concentração seria então a melhor forma de atingir um ideal criativo, bem elaborado. No meu caso ela está sendo direcionada para muitos lados, não apenas no enfoque artístico, como também no pessoal, o que de certa forma é muito importante.

 De qualquer forma eu só queria dizer que vou continuar escrevendo aqui no tempo e momentos certos. Sem pressa e sem interferências, quando as palavras surgirem sozinhas no meu eu. Como diria Clarice Lispector em uma de suas últimas entrevistas, vou “mantendo o meu amadorismo e minha liberdade” afinal, apenas um escritor profissional tem a obrigação consigo mesmo de sempre escrever – sendo portanto prisioneiro dessa constante necessidade.


(E já que o tempo fez o blog ter mais de 40 mil visitas essa semana eu seria muito injusto em não agradecê-los sem um post. Muito obrigado pelo apoio e carinho de sempre!).


-Helio Filho

5 comentários:

  1. Admiro mto sua siceridade Helio. Vejo mtos blogueiros por aí que só fazem "encher linguiça" nos seus blogs e não falam nada realmente concreto, que seja legal e interessante. Como vc falou é algo muito mecânico, obrigatório, só para ter realmente algo pra falar e não deixar o blog desatualizado.
    Eu super concordo com vc. Escrever merece tempo, inspiração. Não deixa de ser uma arte, muito bela e que vc sabe fazer mto bem! Entendo sua fase, assim como entendo o tempo que vc precisa para ser criativo. São coisas que todos passam e vc não é diferente! Só posso te desejar sorte nessa caminhada e que não deixe realmente de vir aqui nos momentos de inspiração, afinal vc faz mta falta!
    Ah, parabéns pelas 40 mil visitas! O agora escrevo merece mto mais!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  2. É realmente muito difícil conciliar sua vida com o blog. Eu imagino que seja mesmo difícil ser criativo e ter inspiração quando o tempo que vc tem é apenas para descansar ( pelo menos comigo era assim!).Eu acho assim Helio.. que vc tem que ter prioridades mesmo, vida de gente grande é assim. Escrever? Sim, porém quando vc realmente quiser! Quando achar que deve, ser forçar nada. É isso que faz com que vc seja verdadeiro aqui!
    Eu não conhecia essa citação da Clarice.. achei muito criativa e verdadeira, eu não tinha parado pra pensar nisso! Faz todo sentido! Que assim seja querido!

    40 mil visitas é pouco! Vc merece 500!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi, é a primeira vez que comento aqui no seu blog, achei simplesmente lindo o modo como vc escreve e os assuntos dos posts.. Lindos textos e mensagens! Entendo que vc tenha seus motivos de estar mais afastado,eu tb ja tranquei a faculdade uma vez e sei o qto é complicado se adaptar novamente aos estudos. Mas quer saber? É só uma fase, logo passa e vc estará novamente na facul, estudando o q vc quer! Apareça mais vezes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Matheus Lucas Medeiros12 de outubro de 2012 23:38

    Seu ponto de vista é interessante Helio.
    Não basta apenas escrever, tem que saber o que escrever e a hora certa disso acontecer. Realmente a inspiração é fundamental para que haja criatividade e isso como vc bem falou não acontece toda hora. Eu tb tenho esses momentos quando faço meu trabalho, é natural do ser humano, todas as pessoas tem momentos. Só espero que seus momentos não demorem tanto, vc escreve mto bem pra ficar longe por mto tempo :P Claro, aproveite o seu tempo. Essa fase pela qual vc esta passando é mto dificil mesmo e merece toda a sua atenção. Estudar parece fácil mas não é nem um pouco! Eu sei.

    Parabéns pelas 40.000 visitas! O blog tá ficando popular hein!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Blog fofo! Adorei!
    Parabéns pelas 40 mil visitas!
    Voltarei sempre!
    bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo