Banksy

21 de dez de 2011
Hoje conheci um artista muito legal chamado Banksy. Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Ele é um artista de rua britânico muito conhecido por sua obras satíricas com humor negro. A maioria dos seus trabalhos podem ser encontrados na ruas das cidades de Bristol, Londres e várias outras espalhadas pelo mundo.

Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.





Em uma de suas entrevistas Banksy contou: "Me manifesto anonimamente para exigir coisas nas quais ninguém acredita, como paz, justiça e liberdade". O conteúdo estético de sua obra é visivelmente de cunho anarquista e se configura em um silencioso, porém contundente, grito de protesto com total aversão ao poder e à autoridade. Mesmo disponibilizando o download gratuito de suas intervenções em seu site, o artista se tornou objeto da cobiça de colecionadores de arte, uma de suas obras foi vendida em fevereiro de 2010 por U$ 200 mil.









Eu achei seu trabalho fantástico e muito criativo, explorando conceitos que diferem da arte "comum" que vemos no nosso cotidiano. Provocador, ousado, irreverente são palavras que usaria para descrever suas obras.

Vocês podem conferir outras no seu website: http://www.banksy.co.uk/
Helio Filho

11 comentários:

  1. Gostei mto das obras dele! São bem anarquistas mesmo! Bem reais tb! Uma mistura de grafite com pintura (se é q são coisas diferentes hahah). Valeu por ter nos mostrado esse artista Helio, só assim conheci, nunca tinha ouvido falar antes! Mto interessante!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olha seu blog e muito bem feitinho e muito enteresante sua postagem foi boa,você tem boa opnião.
    entra ai no meu e da uma olhadinha se der pra se4guir melhor.
    http://leitorsatisfeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mto interessante mesmo, como disse o Matheus. Gostei de conhecer amigo, uma coisa bem diferente em os todos os sentidos, adorei as pinturas. Obrigada mais uma vez por compartilhar. Não tô falando que aqui a gente só encontra coisas maravilhosas.. hahaha amo esse lugar. =D

    Beijos!

    http://rejane-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Banksy, Mais artistas que buscam esse lado " Humor negro" como voce disse tendem a começar pegar pesado nas brincadeiras depois de famosos. Espero que iso não aconteça com eles

    ResponderExcluir
  5. Nossa, choquei com todas as imagens. Aquela da menina em cima do banco com medo de um suposto ratinho me fez lembrar as cenas que faço quando vejo um sapo/rã/cururu/perereca kkkk

    Super criativas! Muito show

    ResponderExcluir
  6. Mto interessante mesmo! Lembro de já ter visto a primeira ft em algum site, mas n sabia q era dele nem conhecia esse gosto pela aversão ao poder. Algumas pinturas mostram mto bem isso! Adorei.. ótimo post helio!


    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Esse cara éh um ótimo artista



    Obrigado por visitar o Skinnys...

    Seguindo seu Blog..



    http://www.skinnysfromhell.co.cc/

    ResponderExcluir
  8. ai achei super interessante ! A arte é magnífica e ao mesmo tempo trás um contéudo de crítica mt importante pra sociedade ! Gostei do Post ! ; )
    aguardo uma visita sua no meu blog ;*

    Beijos e Feliz natal .

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela visita!
    Volte sempre!

    Quanto as obras de Banksy, eu não as conhecia até então. E confesso que gostei bastante dessas que vc postou, são muita boas mesmo!
    E, parabéns pelo blog, ele tá bem maneiro!

    http://futeblog-blogmaster.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu já vi algumas matérias sobre ele... Seus graffits estào sendo vendidos a preço de obras de arte, como devem ser realmente considerados.

    O cara tem uma atitude de mudança, isso é essencial!

    Feliz natal

    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo