Por que prefiro o silêncio

28 de jul de 2011
Às vezes sinto uma terrível necessidade de não falar nada, ouvir nada, sentir nada.  Tenho uma inconstante vontade de ficar só, comigo mesmo, com minhas músicas, com meus pensamentos, refletindo sobre a vida, construindo novas ideias. Noto que isso parece incomodar quem está ao meu redor. É muito difícil entender que as pessoas são diferentes. Mas não basta não  entender, as pessoas também precisam criticar. Quando é que irão entender que ser verdadeiro consigo mesmo é a essência do ser humano e como falar isso sem parecer ser estúpido ou ignorante?

Se ao menos todos tivessem os mesmos olhos, tudo quem sabe poderia ser até melhor. Mas os meus ouvidos são diferentes e tenho uma boca com dentes. Eu não ouço mais e falo menos, nem falo mais e ouço menos. O que está em mim transparece a mim. Se o fato de eu ter que falar mais resolvesse todos os meus problemas, oras já teria recitado todos os livros do mundo.

Mas tem horas que dá vontade de gritar e quebrar o silêncio. Retirar os fones dos ouvidos e pisar novamente no chão falsificado. Borrando as esquinas, transparecendo o invisível, somos obrigados a nos movermos, como fantoches. É uma simples questão de sermos honestos com nós mesmos. Rodopiando pelo mundo, o pião nunca cai, mas sempre está a rodar vendo seu mundo transfigurado e arremessado longe. Como se milhões de vozes fossem a única resposta a ser aceita e você está mudo, sou um soldado que não ganha nada, apenas novos e infelizes adjetivos.

Por mais clichê que pareça, as pessoas são diferentes e entendê-las é olhar para seus rostos com seus olhos e não com os nossos. O que se passa na vida de cada um está além do que o certo ou o errado, o sim ou não, o aqui e o agora, podem dizer. O fato dos nossos conhecimentos, da nossa personalidade, das nossas vivências moldarem boa parte do que somos já é um motivo para pode dizer “Peraê eu sou um e ele é outro”.

Vejo tantas coisas chatas por aí e tenho que ser obrigado a rir de tudo e falar o que na verdade não gostaria de falar. Se estou sério sou antipático. Se não gosto de falar com certas pessoas sou antissocial. Se ouço músicas sou alvo de críticas. Se faço minhas escolhas sou alvo de fofocas. Bom senso e respeito são palavras que todos nos gostamos de ouvir. Um equilíbrio entre o saber entender o outro sem colocar suas opiniões e sentimentos em lugares errados.

Uma simples reflexão não faz mal a ninguém. Se todos um dia chegarem em tal nível de maturidade quem sabe as palavras não possam começar a fluir normalmente, não por uma obrigação, mas pelo simples desejo de querer falar.


Helio Filho.

8 comentários:

  1. O problema é que tudo tem um equílibrio e ás vezes vc parece fugir a esse molde que você mesmo prega no texto.
    Ás vezes dá vontade de ficar assim ou assado...mas não é ás vezes, você sempre fica assim e por isso as pessoas acham estranho. Entendo sua revolta, mas quando as pessoas criticam seu silêncio não é por maldade, mas para seu próprio bem, pois no futuro você vai precisar falar bastante! A profissão e a experiência de vida vão lhe dizer isto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hélio!

    Olha cara eu sou do grupo que acha que falar, se expressar é necessário! Pois a opinião de cada um é importante, uma vez que vivemos em sociedade.

    Coloquei um link de seu blog no meu na seção "Blogs Recomendáveis". Confira você mesmo!

    brevescronicas.blogspot.com

    Um grande abraço!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Hélio, ás vezes o silêncio vai bastar como resposta, mas ás vezes, vai ser necessário mais que palavras para que as pessoas tenham percepção do esta tentando passar. Vai aprender isso com o tempo, mas uma coisa é fato, cada pessoa tem o livre direito de escolha de como quer se expressar, seja surtando de raiva, seja discretamente, ou se perdendo em suas próprias digressões, não importa a maneira, desde que faça isso da melhor forma possível. Gostei do texto. (: te sigo ja faz um tempo. :*

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. oi já estou te seguindo ^w^ me segui tbm
    http://harahaira.blogspot.com se vc me seguir tbm participe da comu http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11316242
    nosso msn :group1106467@groupsim.com
    Twitter:@harahaira galera coloquei uma tag para falar sobre o que vc achou do meu blog no twitter #harahaira_blog
    vc tbm pode me curti pelo facebook http://www.facebook.com/pages/harahairablogspotcom/155511091126173

    ResponderExcluir
  6. Sabe Helio, eu admiro mto sua sinceridade. Ser honesto e sincero consigo mesmo é algo mto importante em nossas vidas. Não adianta vc querer mudar, n ser vc por causa de uns e outros q dizem q isso vai te fazer mal. Seja sempre vc, fale qdo tiver q falar, ouça qdo tiver q ouvir, td na medida certa. Só assim, como vc mesmo disse td pode fluir normalmente!

    beijoo!

    ResponderExcluir
  7. Mto bom o post! Me identifiquei bastante. Tb só falo qdo quero e as vezes sou mal interpretado por isso. As pessoas precisam entender que cada pessoa tem sua personalidade. Lógico q falar é necessário, mas td q é forçado é ruin e por isso concordo com vc!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Ilani,

    Discordo de você. Eu não fico assim o tempo todo, apenas quando quero e sinto necessidade. Eu sei que as pessoas não falam por maldade, mas ouvir isso sempre me incomoda,e muito. Beijos!

    Anselmo,

    Com certeza Anselmo! Falar, se expressar é necessário sim, também concordo. Mas fazer isso pressionado não é legal, acho que todos nós devemos expressar aquilo que nós convéme na hora que achamos correto, sem críticas, apenas por que queremos falar..
    Ah obrigado! Coloquei o seu também na minha lista de blogs preferidos! Abraços!

    Wendy,

    Com certeza Wendy! Concordo com você também. O problema é que tem pessoas que não entendem nosso jeito de se expressar e criticam, o que não é nada bom. Cada pessoa tem seu momemento, suas horas de querer ou não falar algo e isso as pessoas precisam entender também. Obrigado por comentar e seguir o blog :)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo