Votando pela primeira vez

2 de out de 2010

Isso mesmo. Esse ano tem eleições e desta vez votarei pela primeira vez assumindo meu papel de cidadão brasileiro. Aqui no Brasil como todos nós sabemos o voto é obrigatório a partir dos dezoito anos de idade, mas se jovens com dezesseis quiserem votar, podem também, coisa que não fiz, pois como todo mundo, deixei pra fazer o título de última hora fazendo minha mãe desistir da idéia, afinal os cartórios nessa época ficam muito cheios.

Mas esse ano fui esperto e fiz meu título logo em janeiro, me livrando dessa correria das últimas horas. Enfim, escolher presidentes, deputados, governadores, senadores nunca foi do meu agrado e sempre odiei essas épocas do ano, principalmente por que aqui na Bahia os carros de som fazendo propagandas de candidatos não param de circular pelas ruas na altura máxima. É irritante. As aulas na Universidade nesses tempos de eleições foram constrangedoras para os professores que toda hora tinham que parar de falar e esperar um deles passar com aquelas musiquinhas horríveis e que ficam na nossa mente sem a gente perceber. Ao contrário de muitas crianças nunca fui com meus pais no dia das eleições apertar o botãozinho da urna, pra vocês verem meu interesse. É ,não gosto de política, nem de direito. Mas como toda pessoa escolarizada, sei de suas importâncias em nossa sociedade.

Escolher candidatos é muito além de cumprir meu dever de cidadão. É  saber olhar pro futuro, pra uma geração que estar por vir. É olhar pra o nosso país na esperança de vê-lo menos desigual e cada vez melhor. É saber escolher pessoas certas, que vão realmente cumprir seus papeis, não beneficiando apenas uma classe ou ideais motivados por religiões, mas tudo de uma certa forma, de maneira igual, verdadeira.

As pessoas queixam-se da política brasileira atual. E com toda razão. Mas temos que pensar pra frente e ver que só nós mesmos podemos mudar essa situação. E  a hora é essa, votando conscientemente, sem serem influenciados por ninguém, com seus próprios ideais.  Não vou aqui dizer em quem vou votar, apesar de já ter decidido. Mas dizer que votem consciente, nas pessoas certas, talvez esse Brasil mude um pouco com esse pequeno esforço, e é isso que vou fazer.

7 comentários:

  1. Isso mesmo Helio!
    Votar consciente! Quem sabe assim as pessoas certas sejam escolhidas e toda essa corrupção acabe! Ao contrário de vc vai ser a segunda vez em q vou votar e confesso q tb odeio com todas as minhas forças época de eleição, mas tem q ter não é? Infelizmente, n podemos fugir!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Blog legal! Tb n curto mto essas paradas de política n, mas como vc falou votar consciente é o q há! Importante mermo!
    Como se pronuncia "Hideout"? Fiquei meio confuso! hehehhe

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Helio, e concordo com vc, temos que votar conscientes!
    Não sabia que vc nunca tinha votado. Eu já voto desde 2006, mas essas eleições tb trazem uma novidade para mim. Fui convocada para ser Mesária, amanhã vou trabalhar nas eleições. Confesso que não estou nem um pouco feliz com isso, assim como vc eu tb odeio política. Mas, acredito que vc saiba que esse serviço é obrigatório, ou seja, uma vez convocado não tem como vc escapar, ao menos que vc tenha um grave motivo pra não ir e prove isso, o que não é o meu caso. Então, resultado, amanhã sou obrigada a ir servir a Lei! Espero que eu consiga desempenhar um bom trabalho e que corra tudo bem. :)
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc Helio! Votar nas pessoas certas e com conscienca é muito importante! Só assim nos podemos mudar a cara do brasil, se é q isso ainda é possível com tanta barbaridades q vemos por aí, até tiririca quer ser deputado! Mas é isso, amanha estaremos lá!
    Bjãoo

    ResponderExcluir
  5. Tb concordo! Vai ser a primeira vez q irei votar e to super anciosa tb! Procurei escolher pessoas honetas e q vão governar bem o país, espero q seja a escolha certa ne? Bjus

    ResponderExcluir
  6. Gente desculpem pela demora de responder os comentários, mas últimamente estou sem tempo MESMO!

    Joana Medeiros

    Isso mesmo Joana! Votar consciente sempre! Foi mto legal votar hauhauaha, acho q escolhi as pessoas certas sim, e tomara q elas façam algo bom nesse páis! É, tem q votar, infelizmente não podemos fugir! Bjoos

    Rejane

    É, eu nunca tinha votado, há quatro anos atrás eu tinha só 15 anos ahuahauha e nas eleições pra prefeito até dava so q como falei no post deixei pra fazer o titulo de última hora e os cartórios ficam mtos cheios, aí desisti! Mesária? Hmm, não sei se isso é bom ou ruin, mas mto gente q conheço também foi mesária e não falaram nd demais n! Mas espero q tenha ocorrido td bem sim! Ah espero q tudo ocorra bem tb, afinal vai ter segundo turno e vc terá q ir lá de novo né? hauhauah Bjoo :)

    Hany

    Pois é Hany! Tomara q um dia isso tudo mude ne? Pois é menina e não é q ele foi o q teve mais votos? Um verdadeira palhaçada isso..alguns falam q foi mais um protesto ele ter tido tantos votos, afinal a política brasileira é uma palagaçada tb ne..
    Bjoo

    Vel

    Ah vc tb é?? N foi só eu! huahauahha Ah, legal Vel, temos q fazer isso mesmo! É esperamos! :**

    ResponderExcluir
  7. Vulto Azul


    Oii, desculpa te pulei! Só depois q percebi. Obrigado pela visita e pelo comentário! Fico feliz q tenha gostado do blog, votar consciente sim! É o mínimo q podemos fazer n é?
    Se pronuncia "Raidauti" hauahauha
    abraços

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo