Uma tarde no museu

3 de set de 2010
 
 Uma das aulas que estou mais me identificando no curso de cinema é a de dramaturgia, não só pelo fato de que gosto muito de escrever, mas também pelo fato de estar em contato com textos, idéias, com a história da dramaturgia que é interessantíssima, com meu professor que é muito legal  e com novos aprendizados .  Sempre gostei muitos de dramas, peças, teatros e estar estudando isso é muito bom, assim posso aprofundar  e muito meus conhecimentos.As aulas estão sendo muito teóricas, algumas bem chatinhas, afinal nem tudo é perfeito, mas no decorrer do curso irão ter muitos trabalhos legais e na semana passada fiz um deles. O professor  pediu para que eu e o restante do meu grupo fôssemos ao museu regional aqui de Cachoeira e a partir dele criar uma história criativa  com base nos cômodos, e nos lugares que o compõe.

   Pareceu uma tarefa nada difícil, afinal todos os meus colegas gostam também de escrever e isso no final das contas foi muito bom para a equipe. Só não sabíamos que tínhamos tanta idéias fazendo com que a história terminasse com mais de vinte páginas. Tivemos muitas idéias, drama, suspense, comédia, espíritos, vidas passadas.. Marília Gabriela!  Voces irão entender mais tarde rsrs.

  O museu foi no passado uma casa de engenho. Dão Pedro residiu nela por muito anos e até hoje os moveis da casa são preservados, o que dá a graça dele. Lá encontram-se moveis muito antigos de uma madeira muito boa e que é caríssima hoje em dia que é a de Jacarandá. Móveis que são difíceis de achar, muitos antigos. Os quartos da casa são imensos, a cozinha, a sala, enfim tudo muito rústico e antigo. Detalhe para o quarto de Dão Pedro que tinha dentro dele outro pequeno quartinho, onde ficavam presas as mulheres que o traiam. Horrível  não é? No museu também tem mesas grandes, portas gigantescas daquela época e sofás diferentes. Algumas móveis possuem entradas secretas, onde eram escondidas coisas valiosas, armários que possuíam várias gavetas, mas apenas três delas abriam, para dificultar o trabalho de ladrões que por ventura quisessem roubar algo.

Pudemos ver no museu também uma varanda que dá pra uma paisagem muito bonita, cheia de casas antigas e de árvores. Nessa varanda possui uma escada antiga que chega  no andar de baixo da casa.. Nesse andar era onde ficavam escravos que trabalhavam na casa. Também existiu uma espécie de arena, onde aconteciam peças de teatro, porém hoje há apenas as ruínas da arquibancada.

A partir desses cômodos (sala, quartos, cozinhas, varanda) teríamos que criar a história.Pois bem, depois da visita eu, minha colega Iasmin e meus colegas Matheus e Guilherme nos reunimos e criamos a história que está divertidíssima. A protagonista é ninguém mais ninguém menos que Marília Gabriela, sim a jornalista e atriz  que faz de vez em quando algumas novelas na rede Globo.  Tivemos muitas idéias, fizemos várias histórias diferentes mas unimos tudo colocando a Marília no meio. A idéia de colocá-lá  foi do Guilherme e todos gostaram, no fim das contas ficou uma história divertida e ao mesmo tempo profunda. Como ficou muito grande não vou postar de uma vez só, se não ficará muito cansativo pra ler, então aos poucos vou postando aqui as partes. Aguardem! Em breve “ Do outro lado com Gabi”!

10 comentários:

  1. Que legal Helio, deve ter sido um máximo ir a esse museu né? Nossa, enquanto lia eu fiquei imaginando como seria esse lugar. E essa história.. "Do outro lado com Gabi", já gostei só pelo nome, deve ter ficado muito divertida, tô ansiosa pra ler!
    Bjos :)

    ResponderExcluir
  2. aiii q legal!! Esse museu deve ser mto interessante mesmo! Pooxa Dão Pedro?? caraca, mto antigo!

    Vc tem uma matéria chamada dramaturgia? Q tudo! Cada vez mais fico apaixonada por esse curso!Anciosa por essa história,É comédia? Vc nunca faz comédia! hmmmm posta logo!
    bjoss :)

    ResponderExcluir
  3. Q massa, deve ser bem legal esse museu, eu gosto mto de ir em museus, cada um é diferente do outro e sempre aprendemos mto! Esperando pela história! Vc escreve mto bem!

    ResponderExcluir
  4. Seu curso deve ser mto legal, eu sempre gostei de cinema, mas n sabia q existia um curso universitário n. Amo dramaturgia tb, nossa, peças são parte da minha vida, adoooro.

    Esse museu é lindo! Essa construção é lindíssima, vc bem q poderia ter colocado as fotos do móveis, fiquei super curiosa! História com Marília Gabriela? hahaha essa eu quero ver, gostei do nome " do outro lado com gabi" pareçe ser legal..

    Bjos (adorei o blog !)

    ResponderExcluir
  5. Mininoo deve ter sido legal essa visita, eu tb adoro museus, antigos então são melhores ainda. Linda a foto!

    O que? Vc vai postar uma história inteira aqui com mais de vinte páginas? OMG!!! Quero ler, vindo de vc deve ser muito boa! hauahauha Q bom q vc ta curtindo as aulas de dramaturgia, é legal fazer o q gostamos né? Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Que legal Helio! Q bom q vc esta curtindo essas aulas, deve ser mto legal estudar dramaturgia!
    Curioso pra ver esse texto @@)
    abraçoos!

    ResponderExcluir
  7. Não sei pq, mas esse museu parece uma igreja hahahahha Mas legal isso de fazer uma história visitando um museu, deve ser bacana estudar cinema, eu amoo tb! Vindo aqui pela primeira vez, adorei seu blog!

    bjus :P

    ResponderExcluir
  8. >Rejane

    Foi mto legal mesmo, me diverti muito e aprendi bastante também! O mais legal de tudo foi criar a história, e pode edeixar que em breve irei postar algumas fotos, é que meu colega ainda não me enviou! Já postei o prólogo da história :) Está muito legal!!
    Bjoo

    >Hany

    Simm, foi muito bacana! Eu adoreii, mto antigo mesmo né? hahahahah Vc iria adorar os móveis, muito legais mesmo! Sim, tenho uma matéria chamada dramaturgia e outra chamada narrativas audiovisuais, adoro ambas :) São muito interessantees!
    Ja postei querida, assim..n é só comédia, tem um pouco de tudo!! Bjoo :)

    >Marcos

    Olá! Bem-vindo ao meu blog, sim foi mto legal visitar o museu, aqui tem vários! Sempre aprendemos mto sim, eu tb amo. Obrigado e volte sempre que puder!

    ResponderExcluir
  9. > Vanessa

    Olá Vanessa! O curso de cinema é otimo sim, eu estou adorando e fico surpreso por voce não saber que existe um curso universitário aqui no Brasil! Existe sim, são pouquíssimas universidades que oferecem e aqui na bahia a única federal é a UFRB onde faço ^^ Que bom que vc gosta de dramaturgia! Adoro tb hauahauh
    ah, sim é lindíssimo, eu vou postar algumas fotos em breve, é que meu colega ainda não me enviou nenhuma, mas logo logo posto aqui pra matar a curiosidade de vcs rsrs
    hahaha todos adoraram o nm, já postei! Volte mais vezes!
    Bjo

    >Lis

    Foii bacana sim Lis! Você iria adorar :) É interessante! Vou postar sim, quer dizer..já postei uma parte, veja lá! Modestia a parte, está ótima mesmo! Sim, é ótimo fazer o que gostamos, isso é o mais importante!
    Bjoo

    > Matheus
    É legal sim, Matheus! Mtoo legal :)
    Já postei, veja lá e depois fale o que achou :)
    abraçoos

    ResponderExcluir
  10. > Verônica

    Oii! Uma igreja? É parece mesmo, hauahuah mas é o museu :P Eu tb adorei a idéia, foi bem divertido, espero que todos gostem da história!
    Obrigado, volte mais vezes tá?
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo