A liberdade que o homem criou ( parte II)

6 de jun de 2010

No dia 19 de fevereiro fiz um post falando sobre minhas experiências nas aulas que estava tendo na auto-escola. Sim, estava tendo aulas teóricas sobre tudo o que envolve trânsito, aulas de mecânica, condutas, meio ambiente etc. Falei também que iria fazer uma prova sobre todas essas aulas que tive e que se passasse iria enfim ter as aulas práticas na rua.

Pois bem. Fiz essa tal prova já tem mais de dois (ou três) meses e passei. Foram 40 questões bem legais, com realmente tudo o que tinha aprendido com as aulas teóricas. Lembro que não havia estudado nada, pois na época eu ainda estava fazendo o cursinho e estava dedicando a maior parte do tempo com as matérias que tinha que estudar. Mas deu tudo certo e consegui passar na prova. Todas as pessoas que tiram suas primeiras habilitações precisam fazer essa prova antes de começarem as aulas práticas, é obrigatório, assim como o exame médico.

O exame médico é algo bem simples também. Uma psicóloga faz muitas perguntas sobre seu comportamento, sobre suas atitudes, sobre o que você come ou deixa de comer, enfim, tudo o que de uma certa forma envolva um estudo mais aprofundado para que uma pesquisa seja feita e veja se você realmente tem condições psicológicas de dirigir. Além disso tive que desenhar várias coisas, ligar desenhos parecidos uns aos outros, fazer uns tracinhos no papel, testes de inteligência . Uma médica fez algunas exames em mim também, de visão, pressão, força muscular, tudo para ver ser poderia dirigir. Lógico, também passei nesse teste.
Já tem mais ou menos duas semanas que comecei minhas aulas práticas. Não sei por que demorei tanto tempo assim para começar, pois o resultado da prova e dos exames saiu já tem alguns meses. Mas acho que foi por causa do meu cursinho, estava estudando muito na época, daí deixei pra depois essas aulas.

No começo foi tudo muito diferente pra mim. Eu nunca tinha dirigido antes e pro meu azar ainda tive que agüentar um instrutor muito chato, que não tinha paciência pra ensinar as coisas ( ainda bem que já troquei e agora as coisas estão bem). Dirigir não é difícil, mas você tem que ter MUITA atenção e coordenação motora. Além disso, tem que saber o tempo certo de passar as machas e olhar sempre para o retrovisor do carro para ver ser não há carros querendo te ultrapassar. É realmente difícil no início, demorei dias para passar as machas de forma correta,acelerar, frear, ligar o carro e dar a partida. Agora já estou bem melhor, inclusive já atravessei viadutos, estou dirigindo nas ruas, estou aprendendo a colocar o carro em uma garagem . Tem que ter dedicação também e deixar de lado os medos. Só de pensar que posso bater em vários carros na rua, me dá arrepios, ainda mais quando estou em alta velocidade, mas claro, o instrutor pode frear o carro a qualquer momento pois do lado no motorista nesses carros de auto-escola há freios colocados especialmente para isso. É apenas uma questão de tempo, para que realmente eu tenha mais segurança em dirigir. Lógico que é horrível quando o carro "morre" no meio da pista e os carros mal educados ficam buzinando sem parar, mas acostuma, afinal quem está em uma auto-escola está aprendendo não é?

Enfim, esta sendo uma experiência muito legal e diferente. Aos poucos estou me acostumando com essa idéia de dirigir e logo logo estarei tirando a minha carteira. É incrível como alguém pôde ter essa criatividade um dia e fazer algo tão importante para todos nós atualmente. Só agora pude perceber que realmente precisamos ter muita responsabilidade quando estamos dirigindo, é uma responsabilidade imensa você ter um carro e lidar com muitas vidas que estão ao seu redor, circulando livremente. Mas no fundo está sendo importante pra mim, não que eu seja um irresponsável, acho que está sendo fundamental pro meu crescimento interior também :)

6 comentários:

  1. Nossa Helio que legal.. que bom que vc tá gostando, dirigir deve ser uma experiência mt boa mesmo. Não vejo a hora de aprender tb! :)
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  2. é mto interessante mesmo!
    Aprenda sim! No começo é difícil mas vc vai pegando a prática depois..
    :*

    ResponderExcluir
  3. ah helioo
    eu aprendi a dirigir há mto tempo, meu pai me ensinou qdo tinha uns 15 anos, sempre fui fanático por carros e coisas do tipo. É mto maneiro, eu nem tive mta dificuldade na auto-escola pq já tinha uma " base", ja sabia mais ou menos como as coias funcionavam, acho q vc n deve ter tido nenhuma não é?
    Mas tem q ter mta dedicação mesmo! Atenção e responsabilidade sempre!
    Boa sorte aí
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Q legal! Deve ser mto bom dirigir! Eu morro de vontade de aprender, mas nunca tenho tempo. É impressionante. Realmente, é uma grande responsabilidade, mas tenho certeza q vc vai tirar de letra! Nem fale, uma criatividade dessas realmente temos q contemplar ne? Boa sorte!! Pratique bastante :)
    Bjooossss

    ResponderExcluir
  5. matheus
    ao contrário de vc, eu n tive nenhuma base, meu pai infelizmente n me ensinou..( por vários motivos) e isso esta REALMENTE fazendo mto falta pq se eu tivesse dirigido antes estaria me saindo bem melhor..
    mas estou me esforçando mto! Obrigado
    :)

    ResponderExcluir
  6. Hany

    é mto legal sim,mas tem q ter mta atenção..e tipo, estar sempre atento, ser rápido também na hora de passar e reduzir as machas, se dicar.. com o tempo td se alcança!
    ah com certeza, temos q contemplar sim, embora os carros causem tantos danos hj em dia, n podemos negar q foi sim uma grande invenção do homem ne.
    obrigado, estou praticando mto!
    beijoo

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo