Old movies

7 de abr de 2010

Não sei se vocês sabem mas sou apaixonado por filmes antigos.Aqueles filmes ainda em preto e branco que retratavam épocas passadas,o modo de vida das pessoas, as roupas, enfim tudo o que eles achavam que deveria ser transmitido em imagens em movimento.

Ultimamente tenho assistido vários e está sendo muito legal e gratificante. Não que eu seja uma pesssoa velha e só goste de coisas passadas,mas admiro essas produções que hoje em dia não são nada para a gente, mas se você for parar pra pensar, naquela época,principalmente nas décadas de 20 e 30 quando o cinema ainda engatinhava e evoluia pra se tornar o que hoje é, essas produções eram fantásticas e muito bem produzidas, com efeitos que apesar de precários para a época eram incríveis. Histórias simples porém com conteúdo a ser comparado com muitos filmes contemporâneos.

O primeiro filme realmente que marcou a história do cinema foi " O nascimento de uma nação" dirigido por D. W. Griffith. Esse cineasta foi um dos primeiros a fazer 
aprimoramentos,digamos, nas câmeras, ele deu mais movimento ao filme, coisa que não existia antes. O filme é interessante. Fala da vida dos americanos antes e depois da Guerra Civil Americana, porém, ele glorifica a escravatura e justifica a segregação racial, em linha com o movimento intelectual denominado Lost Cause. Ao mostrar um grupo de brancos linchando um negro de maneira aprovativa, o filme afirma e promove o contexto cultural para o aparecimento da Ku Klux Klan, que liderou grupos de brancos vestindo lençóis brancos ao linchamento dos afro-americanos. É um pouco cansativo mas vale muito a pena. Destaque para as expressões dos atores e forma como eles interpretavam pois o cinema nessa época era mudo. Isso mesmo. Os personagens não falavam nada, so exprimiam. No lugar das falas surgiam quadros entre as cenas que informavam o que acontecia. Tinha a trilha sonora que pelo que meus professores falaram era utilizada em outros filmes também. Foi muito interessante ter visto!
Outro filme que vi foi " O gabinete do Dr. Caligari". Esse filme também é muito antigo, feito em 1920 e dirigido por Robert Wiene.

Sinopse: Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

Já da pra imaginar como é né? O filme é bem dramático e um dos primeiros filmes expressionistas a ser feito no mundo. Também em preto e branco, fala sobre um homem que hipnotiza Cesare que comete assassinatos durante as noites escuras da cidade. Pra quem gosta de terror é uma ótima opção.

Extremamente influente no meio cinematográfico, "O Gabinete do Dr. Caligari" compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos deformados, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje.

São filmes antigos, feitos ainda com poucos recursos mas que mostram atores maravilhosos, fotografias muito bem elaboradas e ótimas histórias. Pra quem gosta de filmes assim,estão aqui as dicas! :***

2 comentários:

  1. Confesso que prefiro filmes romanticos, mas pra quem estuda deve ser bem legal ver esses filmes antigos!

    ResponderExcluir
  2. É ótimo!!! A gente tem uma grande noção de como eram os filmes naquelas épocas! É interessante de estudar :)

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo