O poder da água

12 de abr de 2010

Como algo tão frágil pode ser são poderoso ao mesmo tempo? Essa pergunta está em minha mente há dias, pra ser mais preciso desde que começou a chover e os jornais noticiaram a tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro onde dezenas de pessoas morreram soterradas devido ao deslizamento de terra que aconteceu no local onde moravam. Fiquei chocado com essa notícia, afinal é muito triste saber que pessoas perderam parentes, seus lares, pessoas que amavam, objetos pessoais devido á força da chuva. É triste saber também que eram pessoas pobres, sem condição financeira e muitas só tinham aquele lugar para se protegerem e dormirem sossegadas. Pior ainda é saber que o governo nada fez para alertar essas pessoas de que era perigoso morar nessa região, agora já é tarde demais.
Ainda assim, o esforço dos bombeiros para ajudar as vítimas foi inquestionável. O Fantástico que foi ao ar ontem mostrou detalhes da tragédia, e notou-se a satisfação quando eles encontraram vítimas ainda com vida. Esse é o lado bom dessa profissão.
Mas a chuva não está só no Rio de Janeiro. Aqui em Feira de Santana choveu muito também e muitas pessoas ficaram desabrigadas pois a água tomou conta de tudo. Houve até mortes, coisa que nunca ouvi falar por aqui causada pela chuva. Em salvador pistas picaram alagadas, ruas intransitáveis, falta de luz e pessoas também sem casas. Foi o cáos total. É nessas horas que vemos a real competência dos políticos que escolhemos para governar as cidades. Até em Cachoeira choveu muito. No caminho para a universidade pude ver algumas casas com tetos desabados e um caminhão virado na pista, coisas que a chuva também causa. Seria isso a o resultado do efeito estufa? Do derretimento das calotas polares? Seria uma das consequências de tudo o que homem faz de errado com a natureza? Muitas podem ser as explicações, cabe a nós apenas tentar entendê-las e assim tentar solucionar esses problemas rezando para que nada de ruin de novo aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo