The first day

26 de mar de 2010
O primeiro dia de aula na universidade foi bem interessante. Eu estava muito nervoso e ansioso, afinal estava prestes a entrar em contato pela primeira vez com pessoas que nunca vi na vida em um lugar que nunca estive antes numa cidade distante da minha. Milhões de idéias passavam por minha mente, ficava imaginando quem seriam as pessoas, os professores, como seria a Universidade, aquele ambiente estranho pra mim.
Enfim. Tive que pegar uma Van (aqueles veículos que transportam pessoas, não sei se onde você mora eles são chamado dessa forma, aqui por exemplo chamamos de besta ou van porém há lugares com outros nomes) bem cedo e viajei em direção á Cachoeira, a cidade onde esta situada a universidade. Cachoeira é uma cidade histórica que participou da independência do Brasil. A cidade é muito visitada por turistas de diversos países. Lá encontram-se construções muito antigas, inclusive uma ponte que liga essa cidade á outra chamada São Felix construída por ordem de Dão Pedro II e também museus muito interessantes. Em breve farei um post só sobre Cachoeira, se não irei falar sobre muitas coisas e não é esse o assunto do post. Voltando á viagem, ela demorou mais ou menos 50 minutos (tem vezes que demora uma hora) e foi bem tranqüila. Á pedido de minha irmã, fui na frente com o motorista e por conta disso tive que agüentar sua cara feia olhando para mim. De vez em quando ele parava pra pegar novos passageiros, a maioria foi pra uma cidade bem perto de Cachoeira, a Conceição de Feira.
Depois dos 50 minutos enfim cheguei na cidade. Não vou falar que não a conhecia porque já tinha ido lá há alguns anos atrás levar um trabalho pra minha irmã (sim ela também estuda na UFRB). Só não sabia onde era a faculdade, o que não foi difícil de resolver pois a van parou do lado dela.
A faculdade nada mais é do que um prédio grande amarelo com janelas antigas também grandes pintadas de verdade com uma porta central por onde todos entram. Não tenho certeza, mas suponho que seja uma das construções antigas da região aproveitada pelo governo para fazer a faculdade. Quando entrei algumas pessoas diferentes ficaram me olhando e minha nova missão era agora achar a sala. Tinha um mural imenso com o número delas. Quando achei a minha fui direto procurar, mas não sabia por onde começar. Existem dois pavilhões muito grandes e todos com mais de um andar, onde estão as salas e a parte da coordenação. Só consegui acha-la com a ajuda de uma menina que mostrou a direção da mesma pra mim.
Quando entrei na sala muitas pessoas já estavam lá. Não conhecia ninguém claro, mas não ia imaginar que viriam de estados tão diferentes. Eu fiquei impressionado. Há pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Pernambuco, Goiás e Goiânia. E elas por incrível que pareça são a maioria da turma. Os poucos baianos, são no máximo seis dentre eles dois da minha cidade. Dentre esses dois há uma menina que estudou comigo no ensino médio, fiquei muito feliz de poder ter alguém conhecido lá. A mistura de sotaques, os jeitos das pessoas, o modo come se comportam foi muito interessante de ser visto. Gostei muito de todos, são bem simples e foram muito corajosos de vir pra cá sem conhecer exatamente nada. Não sei se teria essa coragem. Nesse dia tivemos duas aula de Fundamentos da Filosofia e uma breve apresentação da aula de Sociologia. Gostei bastante dessas aulas, bem interessantes. Destaque para o professor de sociologia que é Italiano e nos pediu (sim no primeiro dia) pra fazer uma relação dos PALAVRÕES que mais usamos no nosso dia-a-dia e classifica-los. Eu nunca imaginei que um professor iria pedir isso no primeiro dia, ainda mais isso! Mas por trás dessa idéia maluca há muito conteúdo que foi explicado nessa semana. O professor de filosofia fez alguns comentários sobre o que iremos estudar ao longo do ano e me pareceu ser uma pessoa legal também. As últimas aula não tivemos não sei por que, mas foi bom pois ficamos conversando e nos conhecendo melhor. Nesse tempo aproveitei também para conhecer a faculdade, as outras salas, a biblioteca que por sinal é muito bonita e aconchegante. Confesso que esperava mais, porém por ser algo público acho que está em ótimo estado e de bom tamanho, mas nela há muito que ser feito, ainda mais para meu curso de cinema. Lá não tem os filmes que precisamos ver nem uma sala específica pra isso.Depois quando deu o horário do término da aula me despedi dos colegas e peguei a van de volta pra minha cidade. Assim foi meu primeiro dia de aula na universidade. Foi muito além de minhas expectativas, do que eu achei que iria ser. Lá o ambiente é diferente, as pessoas são diferentes, as aulas são diferentes é tudo muito diferente do colégio e das coisas que estava acostumado. Todos estão fazendo o que gostam, para se tornarem aquilo que sonharam para suas vidas, sem aquela obrigação do colégio, de estudar matérias totalmente chatas e que nem servem para o que queremos seguir. Lá todos se vestem como querem, usam o que querem e são mais maduros. Os pensamentos já não são os mesmos, os objetivos são outros e caminhos certamente a serem percorridos.
Lógico que fiquei com uma saudade imensa do meu colégio, dos meus amigos, dos meus professores e de todas as pessoas que eu mantive contato por muitos anos. Pessoas com quem passei muitos momentos, bons, ruins, engraçados.Pessoas que mostraram o verdadeiro sentido da palavra amizade e me ensinaram muito.É triste saber que todos agora estão em lugares diferentes, seguindo seus rumos em busca apenas da felicidade. Não sei quando nem como iremos todos nos ver juntos novamente, mas de uma cosia tenho certeza: nossa amizade nunca irá acabar.Foi tão triste me despedir dos meus amigos do cursinho, pessoas que eu ja estava há algum tempo conversando sobre tudo, sobre essa jornada que é a vida de estudante e deixá-los agora lá esperando suas vezes chegarem. É, a minha chegou e agora estou nessa nova etapa, em busca dos meus sonhos, de ser feliz.

[espero que tenham tido paciência para ler tudo rsrs. As fotos acima são de Cachoeira e da Universidade, em breve farei mais posts sobre o curso e sobre a cidade,muitas coisas para contar :)]

4 comentários:

  1. Ahh eu tive paciência pra ler sim, e adorei rsrs. Parabéns Helio, sinto que você está realmente feliz e entusiasmado com essa nova fase da sua vida e isso é o que realmente importa. Fico muito feliz por você, desejo que todos os seus sonhos possam ser realizados e que você tenha muito sucesso em tudo que fizer sempre.. pois você merece!
    Bjoss amigo ;) te adoroooo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amiga! De verdade!
    Realmente estou mto entusiasmado com essa nova fase, esta sendo mto legal..
    Tb te adoroo mto!!
    Bjosss

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo