ENEM

7 de fev de 2010

Definitivamente o ENEM( Exame Nacional do Ensino Médio) foi a decepção do ano para mim. Confesso que desde o começo fiquei com medo quando os jornais noticiaram a tão famosa mudança do vestibular no ano passado. Segundo o MEC (Ministério da Educação) o novo enem seria mais acessível ás pessoas de baixa renda, já que não iriam mais precisar gastar tanto dinheiro se deslocando pelo Brasil apenas para fazer uma prova. Além disso o maior número de opções de escolha de cursos e a mudança que cada candidato poderia fazer no decorrer das incrições foi um fator muito comentado por eles também. Para algumas faculdades,o novo enem seria uma forma de divulgação da faculdade que por ser longe de centros urbanos não era muito aproveitada pelas pessoas, além de outras coisas.


Grande ilusão



A concorrência aumentou absurdamente. Foram 180 questões exaustantes em um tempo muito pequeno. A maioria dos meus amigos reclamou disso e foram raros os que conseguiram acertar mais de 100. Apesar das questões serem fáceis, o tempo realmente foi o fator decisivo para o tamanho dos acertos. Mas não foi só isso.


Muitas pessoas saíram de suas regiões a procura de vagas em faculdades de outros estados tirando então a oportunidade daqueles que vivem nas regiões de entrar no curso desejado. O nordeste principalmente foi muito afetado, já que a educação ainda tem que melhorar muito.


Como concorrer com estudantes que possuem escolaridade melhor? Não é justo.


Não bastasse isso a grande maioria das pessoas mudou sua opção de curso justamente porque viram seus scores e souberam que não iriam passar na primeira opção que fizeram. Para dizer que passaram, não pensaram duas vezes em mudar de curso, muitos que eles mesmos nem gostam e nunca pensaram em fazer. Duvido muito que serão pessoas felizes já que não farão o que realmente gostam de fazer. Agora só nos resta torcer para que tudo um dia mude novamente ¬¬.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo