África

25 de fev de 2010

Seus olhos negros brilhavam como pérolas cintilantes em meio à luz forte do sol naquele lugar imenso que chamavam de casa. Nos cabelos os cachos de sua raiz proveniente dos povos que um dia sofreram muito por causa dos hipócritas europeus, cujo principal objetivo um dia foi lucrar em suas terras. Deitada naquele campo entre as folhas das árvores, ela olhava o céu azul e as nuvens sentindo o vento frio que fazia o calor de seu corpo negro amenizar e de vez em quando pensava em seus sonhos e se um dia todo aquele sofrimento terminaria.
Naquela terra onde todos lutavam por seus espaços e onde as lutas tribais reinavam , a fome não era mais vista como algo esporádico ou isolado a poucas pessoas, mas já se tornara banal e cotidiana aos olhos de todos. A Aids que surgira a pouco tempo, em questão de anos se espalhou por aqueles seres, piorando ainda mais suas tristes vidas.
Ainda assim os outros povos nada fizeram pra ajudá-los visto que o desinteresse prevaleceu naquelas pessoas que só queriam dinheiro. Porém bastou haver uma simples reserva de preciosos minerais que todos quiseram ser solidários e humildes com eles. Para piorar a situação a igreja condenava o uso dos preservativos que previniam a Aids, fazendo com que a doença se alastrasse mais ainda.
Neste lugar que um dia nos deu nossa cultura, nossos costumes e até religiões ainda hoje há a esperança de que enfim a justiça seja feita.
No campo verde onde ela está, está sendo construído um estádio para os jogos da copa do mundo. Eles pensam que com isso vão poder ajudar, de fato será benéfico para o país. Mas será que as próprios moradores vão poder desfrutar dos jogos, dos novos estádios, de todas as construções ganhando apenas 5 dólares por semana? Será que realmente irá valer a pena? Será que as desigualdades enfim irão acabar? E com essas perguntas ela adormece em sono profundo.

2 comentários:

  1. ''E com essas perguntas ela adormece em sono profundo''.
    Profundo é esse seu texto, mt interessante, faz agente refletir um pouco sobre o que realmente é importante, o que realmente vale a pena.. lembra tb que devemos pensar mais no próximo, com amor, dedicação, solidariedade e não com interesse.
    gostei mt..
    Bjoss :)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo que quis transmitir! Não vale a pena a gente pensar nos outros só pensando nos benefícios que eles podem nos oferecer, temos que ter realmente solidariedade ainda mais com a África que é um país tão pobre e que precisa da ajuda dos ricos que não fazem nada pra ajudar. Essa copa realmente vai melhorar um pouco a situação da Africa do sul, mas as pessoas não vão poder usufruir de nada pq elas nao tem dinheiro pra isso, eles só pensam nos outros e isso é mto chato.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo